Alumni do Curso de Música Moderna da RockSchool Porto, Maria Amaral conta a sua experiência no curso

Alumni do Curso de Música Moderna da RockSchool Porto, Maria Amaral conta a sua experiência no curso

No início de julho de 2022 a turma de 2020 do Curso de Música Moderna Level 3 da RSL Awards da RockSchool Porto terminou uma etapa que teve a duração de 2 anos, uma formação prática com foco em diferentes disciplinas tais como performance, produção musical, técnicas de ensaio, composição, teoria musical, indústria musical, entre outras. Vertentes que são essenciais para um futuro no percurso profissional de um músico.

Sendo assim, juntamos alguns alumnis desta turma e fizemos algumas questões acerca do curso e futuro. Junta-te a nós e vê o que eles acharam desta formação ao longo destes 2 anos. A próxima convidada desta rubrica é Maria Amaral. Fica a conhecê-la melhor e também ao curso nesta entrevista!


A ENTREVISTA

O que te fez escolher este curso da RockSchool Porto?

Antes de me inscrever no Curso de Música Moderna já estudava canto na escola desde 2016. A RockSchool Porto depressa se tornou numa segunda casa para mim, onde cresci não só como cantora, mas também como artista e pessoa, tendo a sorte de ter estado rodeada de pessoas tão simpáticas e talentosas.

Quando acabei o secundário não sabia bem o que estudar. Ao início queria medicina, depois já queria estudar algo relacionado com política e por fim surgiu a oportunidade de ir estudar música na BIMM, em Londres. Acabei por ser aceite, mas com a pandemia e o agravamento nas medidas de prevenção decidi, então, tirar a licenciatura no Porto.

Foi numa conversa com os diretores, Francisco e Pedro, onde manifestava a vontade de querer estudar música de forma mais séria, que me falaram da possibilidade de vir a abrir um Curso Vocacional de dois anos de Música Moderna na RockSchool Porto. Fiquei logo super entusiasmada. Nesse mesmo dia falei do curso aos meus pais e no dia seguinte já me estava a inscrever.

No geral qual é a tua opinião acerca deste curso da RockSchool Porto, ou como foi a tua experiência na RockSchool Porto?

O curso é espetacular e não podia ter vindo em melhor altura! A RockSchool Porto distingue-se pela sua modernidade e pela forma de procurar ir sempre mais além, de evoluir. Este curso é um dos grandes exemplos disso, ideal para quem quer saber mais e está disposto a descobrir as diferentes dimensões da música, mas sobretudo descobrir particularidades de si próprio que até então desconhecia.

Não é um curso fácil, é preciso muita dedicação e disponibilidade, mas depressa se torna numa rotina e as horas passam a voar. Fomos sempre acompanhados por professores excecionais que estão constantemente a puxar por nós e o companheirismo que se cria entre professores e alunos transparece quando subimos a palco.

Tive também a sorte de ter uma turma incrível. Tínhamos todos a mesma vontade de estar nas aulas e sobretudo de fazer música. Acredito que foi por estarmos todos na mesma página que fomos capazes de preparar um repertório tão grande e diversificado.

Após 2 anos de muitas gargalhadas, de jantares rápidos e conversas no parque de estacionamento depois dos ensaios, saio com 4 amigos com quem poderei contar para a vida toda. É um prazer enorme partilhar estas memórias tão especiais com eles e um orgulho ainda maior vê-los a tocar e a tornarem-se em músicos que admiro.

Não podia ter tido uma melhor experiência em mais escola nenhuma. Foi nesta escola que dei os meus primeiros passos com artista, onde escrevi as minhas primeiras músicas, que mais tarde interpretei num concerto da minha autoria. Aqui passei manhãs, tardes e noites a ensaiar, a aprender, a rir, a chorar, a discutir, a conversar na nossa “sala de convívio”, na sala de aula, no combo, no escritório, na secretaria sobre horários, aulas, signos, novas músicas ou até do novo corte de cabelo da Diana ou do Francisco.

Foi esta escola que me acolheu e não podia estar mais grata.

Que conteúdos é que achaste mais interessantes e úteis ao longo deste curso?

Em geral, todas as disciplinas são interessantes e essenciais para perceber esta simples complexidade da música.

Arranjo e composição ajudou-me a compreender a música, o seu sentido e significado. Começou por ser tudo muito confuso e teórico, mas passado alguns meses consegue-se acompanhar bem a matéria, os acordes viram sentimentos e a música uma simples conversa entre a Lua e o Sol.

A disciplina de produção deu-me as ferramentas básicas para transformar e produzir as minhas próprias músicas. Achava sempre muito divertido brincar com as várias ferramentas do Logic, permitindo-me descobrir o Alvin que existe e mim.

Songwriting fez com que escrevesse um dos originais que mais gosto até agora, utilizando os ótimos conselhos que recebíamos nas aulas.

O melhor fica sempre para o fim, nomeadamente Live Performance, a disciplina que me trouxe mais prazer e felicidade (também foi a que deu mais trabalho). Adorava quando chegava sexta-feira e sabia que iria estar 1h e 30min a fazer o que mais gosto, cantar em banda. A sala do combo enchia-se de música, de uma energia e harmonia inexplicável.

Todos contribuíam para tornar aquela música mais nossa. Havia uma grande partilha de ideias e opiniões sempre com a ajuda do Francisco, professor da disciplina. Quando as pessoas comunicam e se ouvem tudo corre melhor. Outra grande vantagem da disciplina são os concertos que fomos dando ao longo do curso e o repertório que fomos montando.

Lembro-me do primeiro concerto que nós próprios arranjamos, uma festa de 50, onde em menos de duas semanas montamos um repertório de 2h e 30min, sobretudo pela experiência e o desafio. Aprendemos a organizar-nos, a planear ensaios e o resultado final foi épico! Sem dúvida uma das melhores noites da minha vida.

É muito engraçado ver a evolução que houve nestes últimos 2 anos, quem diria que seríamos capazes de montar o nosso próprio concerto.

Este curso tem-te permitido evoluir e alcançar o que pretendes?

Sem dúvida.

Tornou-me sobretudo mais autónoma no que diz respeito à criação da minha própria música, desde o arranjo de banda e sensibilidade da letra até à produção, interpretação e performance desta. Acima de tudo, trouxe-me amizades que levarei comigo para sempre.

Define a RockSchool Porto em três palavras.

Família, Partilha e Talento.

Quais são as tuas inspirações ou referências?

Desde sempre que as Divas do Soul e do Pop me fascinam. Aretha Franklin, Beyoncé, Christina Aguilera, Sam Brown e Whitney Houston são algumas das cantoras que mais me marcaram, desafiando-me a interpretar alguns dos seus grandes temas.

Quando entrei para a RockSchool Porto fiz audições apenas para o combo de pop, mas foi numa atuação do Blacktie (combo de Funk & Soul) onde me pediram para ajudar nas BVs na música Think da Aretha Franklin que me apercebi que o género de música que mais gostava de cantar era aquele. Assim comecei a querer descobrir mais sobre aquele género que tanto nos põem a chorar como nos faz dançar até as tantas.

Hoje em dia, oiço e interpreto diferentes estilos de música. No último ano tenho vindo a explorar o Rock Clássico, a Bossa Nova e o Jazz.

Quais são os teus objectivos futuros?

Acima de tudo, quero continuar a cantar. Seja numa aula, numa Jam Session, na rua, num palco, quero continuar a fazer o que mais gosto ao lado dos meus grandes amigos que me aturaram nestes últimos 2 anos.


BIOGRAFIA

Maria Amaral, 20 anos, cantora e compositora emergente, destaca-se pela sua versatilidade e dedicação. Já abordou diversos estilos desde a Bossa Nova ao Pop-Rock tendo uma especial paixão pelo Soul & Funk.

Estudou desde os 3 anos de idade no Colégio Alemão, onde terminou o ensino secundário, realizando o Abitur (exame que conclui o ensino secundário na Alemanha). A música esteve bastante presente na sua educação fazendo parte do coro do colégio desde os 6 anos, com o qual se apresentou na Casa da Música em diversas ocasiões.

Ainda na primária, começou a ter aulas de piano clássico com a professora Rose, durante 8 anos. À medida que ia crescendo, o interesse pela música era cada vez maior e com 14 anos juntou-se a um ensemble-vocal liderado por Mareike Figueiredo, com o qual foi premiado no concurso alemão Jugendmusiziert. Neste projeto teve contacto com vários estilos, como o gospel, bossa nova e soul, que deram origem à carreira que viria a perseguir.

A sua carreira a solo começa quando decide participar no mesmo concurso, desta vez a solo, onde escreve o seu primeiro original “Grandstar”.

Desde 2016 que tem aulas de canto na RockSchool Porto com a professora Diana Martinez, onde completou o 8º grau de canto da RSL Awards com distinção. Desde cedo que se envolveu nos vários combos da escola, participando na realização enquanto backing-vocal da canção vencedora do festival da canção “Love is on my side” dos The Black Mamba.

Durante a quarentena concorreu num concurso da Mega Hits chamado Home Music Sessions que lhe permitiu cantar ao vivo na rádio, onde cantou covers e originais. Apesar de não ter sido um concerto ao vivo, teve nove mil visualizações.

Este ano completou o Curso Vocacional de Música Moderna da RockSchool Porto (Vocational Qualifications da RSL Awards), com o qual teve a oportunidade de tocar em grandes palcos como o Hard Club Porto, o Hard Rock Café, o Mr. Beans Porto, entre outros.


Segue a Maria Amaral nas suas redes sociais e também a RockSchool Porto para ficares a par das novidades

Redes Sociais de Maria Amaral
Instagram

Links de vídeos
Vê o tema Faith in Love ao vivo no Mr. Bean's Porto
Vê a Home Music Session na Mega Hits - #ANONYMOUSTALENT

Redes Sociais da RockSchool Porto
Instagram
Youtube
Facebook