António Tocas Fernandes, alumni do Curso de Música Moderna fala sobre a experiência no curso

António Tocas Fernandes, alumni do Curso de Música Moderna fala sobre a experiência no curso

No início de julho de 2022 a turma de 2020 do Curso de Música Moderna Level 3 da RSL Awards da RockSchool Porto terminou uma etapa que teve a duração de 2 anos, uma formação prática com foco em diferentes disciplinas tais como performance, produção musical, técnicas de ensaio, composição, teoria musical, indústria musical, entre outras. Vertentes que são essenciais para um futuro no percurso profissional de um músico.

Assim, juntamos alguns alumnis desta turma e fizemos algumas questões acerca do curso e o seu futuro. Junta-te a nós e vê o que eles acharam desta formação ao longo destes 2 anos. O segundo convidado desta rubrica é António Tocas Fernandes. Fica a conhecê-lo melhor e também ao nosso curso nesta entrevista!


A ENTREVISTA

O que te fez escolher este curso da RockSchool Porto?
Eu já era aluno da RockSchool Porto e já tinha o 8 grau de guitarra feito, no entanto, senti que ainda havia tanto para aprender e queria mais. Foi nessa altura que abriu o curso e, depois de analisar tudo, percebi que tinha o que eu queria, desde história da música a arranjo e composição, produção musical e mercado da música e live music. Para além das disciplinas, o corpo docente teve bastante peso na minha decisão.

No geral qual é a tua opinião acerca deste curso da RockSchool Porto, ou como foi a tua experiência na RockSchool Porto?
O curso foi muito importante, principalmente por me ter dado muita experiência e por me ter obrigado a resolver e adaptar a imensas situações que acabam por acontecer no mundo profissional. Sinto que estou mais apto a lidar com problemas que possam acontecer em palco, fazer uma melhor gestão de ensaios, consigo ainda ter melhor noção de como compor, captar e produzir às minhas músicas e ensinou-me que nem tudo é um mar de rosas, mas que com trabalho e dedicação tudo é possível.

Que conteúdos é que achaste mais interessantes e úteis ao longo deste curso?
Acho que não existe um conteúdo mais importante que outro, pois as disciplinas complementam-se umas às outras. Desde saber escrever consoante os instrumentos utilizados na composição, saber captar e produzir as minhas maquetes, perceber como apresentar a minha música a outros músicos, etc… está tudo interligado e acho que é importante ter uma boa noção de tudo um pouco.

Este curso tem-te permitido evoluir e alcançar o que pretendes?
A evolução foi, e tem sido, notória, pois fui habituado a um ritmo de trabalho maior do que estava habituado e esse ritmo acabou por se tornar o ritmo normal e trabalho hoje em dia. Sinto que consigo dar mais de mim e consigo perceber melhor o meu espaço na música e aquilo que quero ser. Sinto que me conheço ainda melhor.

Define a RockSchool Porto em três palavras.
Família, Determinação e Perseverança.

Quais são as tuas inspirações ou referências?
As minhas inspirações são Jimmi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, John Mayer, Gary Moore, Marcus King e, a mais importante de todas, o meu professor Alexandre Almeida que, ao longo de toda a jornada, foi incansável e foi o meu maior apoio, não me deixou desistir e insistiu e trabalhou comigo para eu ser a minha melhor versão possível. Sem todo o apoio dele, dentro e fora da escola, não seria nem metade do músico que sou hoje. Obrigado Alexandre.

Quais são os teus objectivos futuros?
Sempre compus e quis ser um músico profissional e sinto, que depois desta bagagem toda que levo comigo pós-curso, que agora estou pronto para começar a minha carreira como músico e espero um dia poder partilhar a minha música com o mundo, poder viajar e apresentar os meus temas e que as pessoas que os ouçam gostem e sintam que a minha músicas lhes diz algo. Espero um dia conseguir mudar a vida de alguém com a minha música, assim como a música de outros mudou a minha.


BIOGRAFIA

António Tocas Fernandes, 26 anos, é um guitarrista cantautor, que tem vindo a trabalhar com inúmeros projetos, tanto na voz, com na guitarra, bateria e teclas.

Desde o metal ao blues, do pop ao jazz, António demonstra ser um músico versátil, pronto para qualquer desafio.

Desde 2019 tem vindo a preparar, em paralelo com os projetos em que participa, a sua carreira a solo, de temas em português numa onda pop/soul/funk, com a ambição de poder ajudar alguém através da música, assim como a música o ajudou.

Com 4/5 anos começou a sua viagem musical na escola de música de Vilar do Paraíso, tendo como primeiro instrumento o piano, tendo desistido da música aos 8 anos, mesmo sendo este um ponto importante na vida do mesmo.

Manteve sempre uma ligação forte com a música e, aos 11 anos descobre a guitarra elétrica, que o faz decidir voltar a estudar música, mas desta vez em casa, através de vídeos e pesquisas na internet, pouco depois formou as suas primeiras bandas e tocou os seus temas com bares e festas.

Aos 16 anos, após um evento trágico, deixa de tocar qualquer instrumento e deixa a música e os estudos.

3 anos depois, António pega na guitarra de novo e encontra algum sentido no caminho dele e percebe qual é o seu rumo. Decide inscrever-se na RockSchool Porto e aprofundar o seu conhecimento musical, assim como aprender o máximo possível para conseguir ser músico profissional.

Nesta mesma escola faz amizades novas com os professores, alunos e funcionários e sente que este é o rumo certo, que é nesse meio musical que se sente em casa.

Acaba o 8º grau de guitarra e em 2020 inscreve-se no Curso de Música Moderna da RockSchool Porto, curso este que o levou a explorar ainda mais a sua musicalidade, levando a começar a compor e cantar as próprias músicas.

António teve a honra de tocar com projetos como The Guit Kune Do, ser guitarrista da banda, dirigida por Francisco Rua, responsável pela música ao vivo nos musicais da RockSchool Porto (The Prom 2021 / Fame 2022), gravar backing vocals para o tema “Love is on my side”, dos The Black Mamba, fez inúmeras atuações como aluno da RockSchool Porto no Hard Club Porto, na Casa da Música, Hard Rock Café, Shopping Cidade do Porto, entre outras.

Neste momento é freelancer e faz parte do Projeto 65, Fabián Araya and the Groove Generation, Sunray Band, Jammerz, e está a produzir e gravar os seus originais, para os lançar ao longo de 2023.

Tem sido toda uma montanha russa de experiências e emoções, que levou António a traçar os seus objetivos: "Ser músico profissional e poder tocar com inúmeros artistas e interpretar as músicas e histórias deles, assim como poder cantar os seus temas e contar a sua própria história."


Segue o António Tocas Fernandes nas suas redes sociais e também a RockSchool Porto para ficares a par das novidades

Redes Sociais de António Tocas Fernandes
Instagram 
Spotify 

Links de vídeos
Engana-me que eu gosto ao vivo no Hard Club Porto

Redes Sociais da RockSchool Porto
Instagram
Youtube
Facebook