O Teatro Musical resulta da combinação de três áreas artísticas: Teatro,Dança e Música. Desde o início da sua existência que esta é uma arte muito apreciada pelo público em geral. Ao aliar a dança e a música à representação, o teatro musical permite ao espetador experienciar novas sensações.

A formação em Teatro Musical da RockSchool Porto tem como objetivo formar intérpretes completos nas três áreas deste género teatral – Interpretação, Dança e Canto – de forma a usá-las em conjunto.

Para além disso, o teatro musical pode desempenhar um papel muito importante na formação do indivíduo. A prática de disciplinas artísticas permite um desenvolvimento de competências relacionais, comunicacionais e comportamentais, trazendo vários benefícios a quem as pratica.

CERTIFICAÇÃO

A nossa formação é certificada pela RSL Awards, entidade Britânica pioneira na certificação de Teatro Musical. Esta parceria permite um complemento aos nossos planos curriculares, abrangendo os alunos de todas as idades.

Assim, no final de cada ano letivo, para além do protejo de fim de ano, os alunos podem submeter-se a esta certificação, aumentando a valorização ainda mais dos seus currículos.

PROGRESSÃO
PLANOS

Introdução ao Teatro Musical - 60min

Expressão Dramática - 60min

Dança - 60min

Interpretação/Voz - 90min

Dança - 60min

Interpretação - 90min

Dança - 60min

Coro de Musicais - 60min

Interpretação - 90min

Dança - 90min

Coro/Projeto - 90min

Canto(Opcional) - 60min

NOTA: Após a conclusão com aproveitamento positivo do ano Foundation, o aluno pode progredir para o curso de Especialização

CERTIFICAÇÃO

RSL Awards

CRÉDITOS UCAS

Os exames dos Graus 6, 7 e 8 atribuem até 30 créditos UCAS no final da formação,essenciais para prosseguir no ensino superior.

Responsive image
MÓDULOS

Através de jogos dramáticos e de expressão corporal, esta disciplina pretende desenvolver a expressividade de forma lúdica e divertida.

Nesta iniciação à dança para teatro musical, os alunos irão desenvolver a sua condição física, coordenação motora e consciência corporal.

Esta disciplina introduz os alunos, através de jogos teatrais e de movimento, às três áreas que caracterizam o teatro musical – interpretação, dança e canto.

Nestas aulas os alunos realizam jogos teatrais que potenciam as suas capacidades, aprendem reportório de teatro musical e ensaiam números cantados e dançados.

Nas aulas de dança são trabalhadas componentes técnicas como coordenação, tempo, ritmo, entre outras, bem como a criatividade e expressão individual. São também trabalhadas coreografias de reportório de teatro musical.

Nestas aulas os alunos realizam jogos teatrais que potenciam as suas capacidades, aprendem reportório de teatro musical e ensaiam números cantados e dançados.

Nas aulas de dança são trabalhadas componentes técnicas como coordenação, tempo, ritmo, entre outras, bem como a criatividade e expressão individual. São também trabalhadas coreografias de reportório de teatro musical.

Disciplina lecionada por um professor de canto e um de interpretação, no qual são trabalhados números de grupo de teatro musical.

Nestas aulas os alunos são desafiados a potenciar as suas capacidades de representação através de jogos, exercícios e dinâmicas de grupo. São componentes desta disciplina o trabalho da voz falada, movimento e fisicalidade, improvisação, texto dramático e estudo e criação de personagens, reportório de teatro clássico e de teatro musical.

Nas aulas de dança são trabalhadas componentes técnicas - tendo como bases o ballet e a dança jazz - condicionamento físico, criatividade e expressão individual. A este trabalho junta-se o reportório coreográfico de teatro musical.

A disciplina de Coro/Projeto trabalha com os alunos temas de teatro musical em solos, duetos, trios e coro, desenvolvendo as suas capacidades auditivas e musicais, e explorando o trabalho de ensemble.

As aulas de canto são individuais. Nelas é trabalhada a voz cantada adquirindo as técnicas necessárias para um uso correto e eficaz do aparelho fonador. Este trabalho é feito com recurso a reportório de teatro musical.

FORMADORES
Thumbnail [100%x225]
Luís David
Luís David

​Licenciado em Teatro – Interpretação pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE) e pós-graduado em Teatro e Comunidade. Começou a sua formação artística aos 18 anos na Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP). Através da AMVP participou nos musicais “O Rei Leão”, “Grease”, “Aladdin Jr.” e “José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores”. Durante dois anos integrou a companhia de Filipe la Féria nos musicais “A Gaiola das Loucas”, “Feiticeiro de Oz”, “Annie”, “Peter Pan” e “O Melhor de La Féria”. É co-criador dos musicais originais “A Maldição de Salieri”, “O Mistério do Fondant” e “A Menina Luz”. Através da Orquestra das Beiras fez “A Bela e o Monstro”, “Aladino” e “A Pequena Sereia”. Com a AMlive fez “A Branca de Neve no gelo” e “A Bela e o Monstro no gelo. Com a Elenco Produções destaca os espetáculos “Operação Bussaco”, “A Gata Borralheira”, “Zorro”, “A Ilha do Tesouro”, “Entre o Céu e a Terra”, “A Volta ao Mundo em 60 Minutos” e a participação, criação e organização de vários Pocket Shows. Fez parte do elenco do musical do “Panda e os Caricas”. Com a OUTPUT criou e desenvolveu vários eventos e espetáculos para o Shopping Cidade do Porto. Desde 2016 que é coordenador do Departamento de Artes Performativas da JAHAS – RockSchool Porto, onde também leciona a disciplina de Teatro Musical. Recentemente colaborou com a Universidade de Aveiro como professor e encenador na Licenciatura de Música.

Thumbnail [100%x225]
Nuno Martins
Nuno Martins

Tem o curso de Teatro Musical pela American Musical and Dramatic Academy de Nova Iorque. Participou em vários espectáculos de Filipe Lá Feria, tais como: Jesus Cristo Superstar, Música no Coração, Um Violino no Telhado, entre outros. Pelo Teatro Experimental do Porto fez Os Maias, Felizmente Há Luar, Morgado de Fafe Amoroso e A Morte de um Caixeiro Viajante com encenação de Gonçalo Amorim. Participou ainda em Scents of Light (de Artur Guimarães), Rent, Rapazes Nus a Cantar, entre outros. Com a Elenco Produções fez os espectáculos Zorro, Aladino, Entre o Céu é a Terra e A Ilha do Tesouro. De 2012 a 2019 colaborou com a ETCetera Teatro em vários espectáculos, tais como: Os Maias, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhã, Luis- o Homem e o Poeta, entre outros. É Director Musical e tradutor da Cinemágica, onde também empresta a sua voz a vários desenhos animados. É professor de música e teatro musical. O seu ídolo é ele próprio daqui a 10 anos!

Thumbnail [100%x225]
André Lacerda
André Lacerda

Licenciado em Música, variante Canto, pela Universidade de Aveiro e mestre em Interpretação Artística e Ensino da Música pela ESMAE. Participou em diversos espectáculos musicais como Jesus Christ Superstar, Um violino no telhado, West Side Story, Annie, Aladdin, A ilha do tesouro, Rock – o som do Natal, O meu pé de laranja lima, A estrela, O feiticeiro de Oz, O sítio do pica-pau amarelo, entre outros. Colabora regularmente com várias orquestras e produtoras nacionais e internacionais.

Thumbnail [100%x225]
Daniela Ferreira
Daniela Ferreira

Realizou estudos em dança jazz, teatro musical, dança moderna, dança contemporânea, hip hop, expressão dramática, dança criativa e ballet clássico. Adquiriu tais competências em escolas nacionais e internacionais, entre elas: London Studio Center, Pineaple Dance Studios, Madrid Dance Center, Centro de Dança do Porto, Academia Gimnoarte Em 2018 e 2019 o seu trabalho foi distinguido com vários prémios nas finais mundiais das competições YAGP - Youth American Grand Prix e DWC - Dance World Cup, com coreografias apresentadas em Paris e Nova Iorque (2018, 2019). Recentemente coreografou os espetáculos: Como Perder Um País (2021) – Momento Artistas Independentes. Oz - A História não contada (2019) Jangada Teatro O Feiticeiro de Oz – Um Musical de Encantar (2017) Plateia D’Emoções Sister Act – O Musical (2017) Jangada Teatro O Principezinho (2017) – Jangada Teatro A Maldição do Conde de St. Germain (2017) – Produção Independente Música no Coração – O Musical (2016) – Jangada Teatro Realizou trabalho de apoio de movimento, construção de personagem em: Diário de um Louco (2019) - Primeira Pedra Loucos Por Amor (2019) - Primeira Pedra Participou no Teatrau – VI Mostra de Teatro dos Países e Regiões de Língua Portuguesa, em Macau (2019) com a Primeira Pedra Teatro, como coreógrafa e formadora. Participou como bailarina em vários musicais e eventos destacando-se: Fame (2005/2006) Alladin Jr. (2008) Pinóquio (2008) José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores (2009) Gala Internacional das 7 maravilhas com Jennifer Lopez (2007) Cheerleader no Campeonato Europeu de Futsal – UEFA (2007) Lançamento das linhas de óculos, relógios e care da ADIDAS (2007) Moda Famalicão (2004) Actualmente leciona aulas de dança Jazz, Teatro Musical, Dança Criativa e Contemporâneo em várias escolas no norte do país.

Thumbnail [100%x225]
Rita Brandão
Rita Brandão

Nasceu no Porto em 1983. Licenciou-se em Teatro- Interpretação e Encenação pela ESAP- Escola Superior Artística do Porto e desde então tem procurado realizar vários Workshops que complementem a sua formação artística, entre eles o de Direcção de Actores, o de Caracterização e o de Canto. Possui ainda o Curso de Design de Moda do Citex- Centro Profissional da Indústria Têxtil, Porto. No seu percurso como actriz tem participado em vários projectos como ateliers de Expressão Plástica e de Expressão Dramática, Publicidade, uma Curta-metragem e inúmeros espectáculos teatrais, tendo sido dirigida por diversos encenadores. Adquiriu, em 2016, o CCP- Certificado de Competências Pedagógicas pela ENA- Escola de Negócios e Administração em V.N. de Gaia.