O Teatro Musical resulta da combinação de três áreas artísticas: Teatro,Dança e Música. Desde o início da sua existência que esta é uma arte muito apreciada pelo público em geral. Ao aliar a dança e a música à representação, o teatro musical permite ao espetador experienciar novas sensações.

A formação em Teatro Musical da RockSchool Porto tem como objetivo formar intérpretes completos nas três áreas deste género teatral – Interpretação, Dança e Canto – de forma a usá-las em conjunto.

Para além disso, o teatro musical pode desempenhar um papel muito importante na formação do indivíduo. A prática de disciplinas artísticas permite um desenvolvimento de competências relacionais, comunicacionais e comportamentais, trazendo vários benefícios a quem as pratica.

CERTIFICAÇÃO

A nossa formação é certificada pela RSL Awards, entidade Britânica pioneira na certificação de Teatro Musical. Esta parceria permite um complemento aos nossos planos curriculares, abrangendo os alunos de todas as idades.

Assim, no final de cada ano letivo, para além do protejo de fim de ano, os alunos podem submeter-se a esta certificação, aumentando a valorização ainda mais dos seus currículos.

PROGRESSÃO

Tabela de Progressão
PLANOS

Introdução ao Teatro Musical - 60min

Expressão Dramática - 60min

Dança - 60min

Interpretação/Voz - 90min

Dança - 60min

Interpretação - 90min

Dança - 60min

Coro de Musicais - 60min

Interpretação - 90min

Dança - 90min

Coro/Projeto - 90min

Canto(Opcional) - 60min

NOTA: Após a conclusão com aproveitamento positivo do ano Foundation, o aluno pode progredir para o curso de Especialização

CERTIFICAÇÃO

RSL Awards

CRÉDITOS UCAS

Os exames dos Graus 6, 7 e 8 atribuem até 30 créditos UCAS no final da formação,essenciais para prosseguir no ensino superior.

RSL Awards

MÓDULOS

Através de jogos dramáticos e de expressão corporal, esta disciplina pretende desenvolver a expressividade de forma lúdica e divertida.

Nesta iniciação à dança para teatro musical, os alunos irão desenvolver a sua condição física, coordenação motora e consciência corporal.

Esta disciplina introduz os alunos, através de jogos teatrais e de movimento, às três áreas que caracterizam o teatro musical – interpretação, dança e canto.

Nestas aulas os alunos realizam jogos teatrais que potenciam as suas capacidades, aprendem reportório de teatro musical e ensaiam números cantados e dançados.

Nas aulas de dança são trabalhadas componentes técnicas como coordenação, tempo, ritmo, entre outras, bem como a criatividade e expressão individual. São também trabalhadas coreografias de reportório de teatro musical.

Nestas aulas os alunos realizam jogos teatrais que potenciam as suas capacidades, aprendem reportório de teatro musical e ensaiam números cantados e dançados.

Nas aulas de dança são trabalhadas componentes técnicas como coordenação, tempo, ritmo, entre outras, bem como a criatividade e expressão individual. São também trabalhadas coreografias de reportório de teatro musical.

Disciplina lecionada por um professor de canto e um de interpretação, no qual são trabalhados números de grupo de teatro musical.

Nestas aulas os alunos são desafiados a potenciar as suas capacidades de representação através de jogos, exercícios e dinâmicas de grupo. São componentes desta disciplina o trabalho da voz falada, movimento e fisicalidade, improvisação, texto dramático e estudo e criação de personagens, reportório de teatro clássico e de teatro musical.

Nas aulas de dança são trabalhadas componentes técnicas - tendo como bases o ballet e a dança jazz - condicionamento físico, criatividade e expressão individual. A este trabalho junta-se o reportório coreográfico de teatro musical.

A disciplina de Coro/Projeto trabalha com os alunos temas de teatro musical em solos, duetos, trios e coro, desenvolvendo as suas capacidades auditivas e musicais, e explorando o trabalho de ensemble.

As aulas de canto são individuais. Nelas é trabalhada a voz cantada adquirindo as técnicas necessárias para um uso correto e eficaz do aparelho fonador. Este trabalho é feito com recurso a reportório de teatro musical.

FORMADORES

Luís David

Luís David

Luís David

​Licenciado em Teatro – Interpretação pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE) e pós-graduado em Teatro e Comunidade. Começou a sua formação artística aos 18 anos na Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP). Através da AMVP participou nos musicais “O Rei Leão”, “Grease”, “Aladdin Jr.” e “José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores”. Durante dois anos integrou a companhia de Filipe la Féria nos musicais “A Gaiola das Loucas”, “Feiticeiro de Oz”, “Annie”, “Peter Pan” e “O Melhor de La Féria”. É co-criador dos musicais originais “A Maldição de Salieri”, “O Mistério do Fondant” e “A Menina Luz”. Através da Orquestra das Beiras fez “A Bela e o Monstro”, “Aladino” e “A Pequena Sereia”. Com a AMlive fez “A Branca de Neve no gelo” e “A Bela e o Monstro no gelo. Com a Elenco Produções destaca os espetáculos “Operação Bussaco”, “A Gata Borralheira”, “Zorro”, “A Ilha do Tesouro”, “Entre o Céu e a Terra”, “A Volta ao Mundo em 60 Minutos” e a participação, criação e organização de vários Pocket Shows. Fez parte do elenco do musical do “Panda e os Caricas”. Com a OUTPUT criou e desenvolveu vários eventos e espetáculos para o Shopping Cidade do Porto. Desde 2016 que é coordenador do Departamento de Artes Performativas da JAHAS – RockSchool Porto, onde também leciona a disciplina de Teatro Musical. Recentemente colaborou com a Universidade de Aveiro como professor e encenador na Licenciatura de Música.

Daniela Ferreira

Daniela Ferreira

Daniela Ferreira

Coordenadora do Departamento de Artes Performativas do Cen.A - Performing Arts Centre by RockSchool Porto, Coreógrafa, Bailarina e Formadora. É membro fundador da Comitiva Castiça - Coro de Atores, cooperativa onde desenvolve trabalho de criação, produção, e coreografia. Realizou os seus estudos em várias escolas nacionais e internacionais em dança jazz, teatro musical, dança moderna, dança contemporânea, hip hop, expressão dramática, dança criativa, ballet clássico e danças africanas. O seu trabalho tem vindo a ser distinguido com vários prémios em finais mundiais nas competições de YAGP - Youth American Grand Prix e DWC - Dance World Cup, com coreografias apresentadas em Paris e Nova Iorque. Recentemente coreografou os espetáculos: Spring Awakening (2023) - Rockschool Porto; A Feira (2023) - Coro de Atores; Fame – O musical (2022) – RockSchool Porto; A Verdade (2022) – Agon; A Coruja Cantou Três Vezes (2022) – Coro de Atores; Pimba Gourmet (2022) – Coro de Atores; Os três Porquinhos (2022) – Plateia DEmoções; Desassossego (2022) - Coro de Atores; Como Perder Um País (2021) – Momento Artistas Independentes; Capuchinho Vermelho (2020) – Plateia DEmoções; Oz - A História não contada (2019) Curso de Verão da Jangada Teatro; Annie – O Musical (2018) – Curso de Verão da Jangada Teatro; Alice - o Musical (2018) Jangada Teatro; O Feiticeiro de Oz – Um Musical de Encantar (2017) Plateia D’Emoções; Sister Act – O Musical (2017) Curso de Verão da Jangada Teatro; O Principezinho (2017) – Jangada Teatro; Música no Coração – O Musical (2016) – Curso de verão da Jangada Teatro. Realizou trabalho de apoio de movimento e construção de personagem em: Diário de um Louco (2019) - Primeira Pedra; Loucos Por Amor (2019) - Primeira Pedra; Participou no Teatrau – VI Mostra de Teatro dos Países e Regiões de Língua Portuguesa, em Macau (2019) com a Primeira Pedra Teatro, como coreógrafa e formadora. Foi bailarina em vários musicais oficiais e eventos destacando-se: Fame (2005/2006); José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores (2009); Alladin Jr. (2008); Pinóquio (2008); Gala Internacional das 7 maravilhas com Jennifer Lopez (2007); Cheerleader no Campeonato Europeu de Futsal – UEFA (2007). Atualmente leciona aulas de dança Jazz, Teatro Musical, Dança Criativa e Contemporânea em várias escolas no norte do país.

Rita Calatré

Rita Calatré

Rita Calatré

Rita Calatré é actriz, cantora, encenadora, letrista e professora de voz e teatro musical. Nasceu em 1990 e iniciou o seu percurso e estudo artístico aos 9 anos em música, vertente órgão e canto, complementando a sua formação em coro até 2014. Licenciou-se em Teatro – Interpretação, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo em 2011, no Porto e, para além de actriz e cantora é uma das responsáveis e criadoras do Coro de Atores e do projecto “Curso de Verão de Teatro Musical”. É vocalista convidada dos Fulano-X, professora de voz - canto e de teatro musical na RockSchool Porto desde 2021, locutora de dobragens na SomNorte onde colabora há vários anos, dando voz a vários projectos de séries e filmes como “Zarafa” e “Alvin e os Esquilos”, no videojogo “Horizon” para a PlayStation e fez parte do projecto “Picky – a Pulga Aventureira” - audiobook para a Chiado Editora. Estudou canto lírico com o professor João Henriques, Job Tomé e Barbara Francke, participou no workshop do cantor Bobby Mcferrin em Guimarães, Capital Europeia da Cultura - 2012, no workshop de clown e teatro físico do ator internacional Joseph Collard e já esteve em Nova Iorque a representar para a comunidade portuguesa, marcando também presença com o seu trabalho em festivais internacionais de teatro e música na Cidade do México, Macau, Vilnius, São Paulo, Atenas e na Galiza. É a responsável pelas encenações e criações do Coro de Atores como “Desassossego” e “Pimba Gourmet”, colabora com a Jangada Teatro desde 2014, e recentemente emergiu no mundo do Teatro para Bebés com a Hymnus. Já fez espectáculos e concertos como atriz e cantora em vários palcos do país com várias companhias e produtoras como o Porto Canal, Elenco Produções, Output, Café Concerto, Duro d’Ouvido, Fafe Cidade das Artes, Rota do Românico, EducaSom, entre outros.

Paula Pires

Paulo Pires

Paulo Pires

Paulo Pires (Melgaço, 1-05-1990) iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, seguindo para a Academia de Música de Viana do Castelo. Na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto frequentou a Licenciatura em Produção e Tecnologias da Música. Neste momento encontra-se no Mestrado em Composição, na mesma instituição de ensino.  Ao longo dos anos estudou piano, órgão, composição, produção e direção musical. Também frequentou os cursos de Teologia e Filosofia da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade do Minho. Profissionalmente dedica-se à composição, direção e produção de música para teatro e teatro-musical. Destacam-se os seguintes trabalhos: Música no Coração, AC Produções - Enc. Pedro Ribeiro (2022); O Gato das Botas, Jangada Teatro – Enc. Xico Alves (2022); Livrai-nos da Peste, Agon – Enc. Filipe Gouveia (2022); A Verdade, Agon – Enc. Filipe Gouveia (2022); O Monstro do Mezio, Jangada Teatro – Enc. Luiz Oliveira (2022); Desassossego, Coro de Atores – Enc. Rita Calatré (2021); Bela e o Monstro, Jangada Teatro e Orq. Filarmonia das Beiras – Enc. Xico Alves (2021); Shakespeare Jantou em Minha Casa, Jangada Teatro – Enc. John Mowat (2021); Como Perder Um País, Momento – Artistas Independentes – Enc. Diogo Freitas (2021); Pinóquio, Jangada Teatro e Orq. Filarmonia das Beiras – Enc. Xico Alves (2020); Democracy As Been Detected, Momento – Artistas Independentes – Enc. Diogo Freitas (2020);Alecrim vs Manjerona, Jangada Teatro – Enc. Rui Oliveira e Ana Saltão (2019); Alice, Jangada Teatro – Enc. Xico Alves (2018); Correr o Fado, Jangada Teatro – Enc. José Carretas (2018); O Principezinho, Jangada Teatro – Enc. Xico Alves (2017). Desenvolve atividade como músico, diretor musical e produtor, acompanhando vários artistas nacionais em estúdio e em concertos ao vivo, por todo o país e estrangeiro. Realiza também trabalhos de arranjo e orquestração para várias orquestras, bandas e ensembles do país.

Inês Ferreira

Inês Alves

Inês Alves

A Inês Ferreira Alves iniciou o gosto pelo Teatro Musical na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Depois de ter começado a ter aulas específicas de Canto, Dança e Interpretação, em 2013, sem falar uma palavra de inglês, iniciou a sua aventura em Londres na Itália Conti Academy of Theatre Arts, onde realizou um ano no Intensive Course of performing Arts (Foundation Course). É formada em Teatro Musical pela International College of Musical Theatre em Londres. Já participou nos musicais “Merry We Roll Along” e “Godspell the musical - Uk Tour” em Londres e fez parte do elenco do “Cinderela XXI”, “O Despertar da Primavera” e “A Surpreendente Fábrica do Chocolate” em Portugal. Nos últimos 6 anos, a Inês esteve a trabalhar com a Carnival Cruise Lines, nos EUA, onde fez parte dos espetáculos: “Celestial Strings”, “Amor Cubano”, “Vintage Pop”, “Soulbound”, “Epic Rock”, “Motor City”, “Getaway Island”, Rock Revolution”, “Broadway Beats”, “All you need is love” e mais recentemente fez parte do Inaugural Cast do novo cruzeiro, Carnival Celebration, onde criou o novo show, Color My World. O gosto pela Voz é algo que tem crescido ao longo dos anos. Assim, Inês tem feito alguns cursos livres, tais como, Vocal First Aider, estando agora a ser formada e especializada pela ESS, Escola Superior de Saude do Porto, em Terapia da Fala, para complementar a sua formação profissional.