Quer nunca tenhas composto nenhuma música ou até já tenhas produções próprias com softwares de produção musical, este curso vai fazer um jumpstart à tua carreira no mundo da música eletrónica. Além de noções básicas de teclado e teoria musical, irás ter acesso a todas as técnicas mais avançadas de produção de música eletrónica, assim como aprender a colocar as tuas produções no mercado.

A música eletrónica é cada vez mais um mundo essencial de trabalho, seja na produção como artistas independentes, para outros artistas ou para televisão, cinema e novos média. O foco do ensino será no individualismo de cada aluno, explorando assim a sua criatividade com recurso às técnicas aprendidas.

OBJETIVOS GERAIS

•Adquirir técnicas necessárias para a criação das suas próprias produções de música eletrónica de raiz.

•Desenvolver capacidades e competências na criação de soluções capazes de responder às necessidades relacionadas com a produção de musica eletrónica.

•Compreender a utilização dos vários softwares e hardware necessários para a produção de música eletrónica.

•Desenvolver técnicas de apresentação ao vivo de música eletrónica atravéz de Live Act e Djing.

•Adquirir competências para desenvolver a carreira de um produtor de música eletrónica, desde a primeira produção aos seus primeiros lançamentos e apresentações ao vivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final do curso, os formandos devem ser capazes de:

•Criar e apresentar ao vivo as suas produções de música eletrónica, dentro dos seus vários estilos e variações.

•Usar adequadamente os diferentes termos técnicos relativos à produção de música eletrónica.

•Distinguir auditivamente texturas, técnicas e qualidades sonoras de diferentes géneros e estilos.

•Diferenciar e aplicar os equipamentos, ferramentas, linguagem e técnicas adequadas à produção de, música eletrónica.

DURAÇÃO

1 ANO

REGIME

PART-TIME

METODOLOGIA

PRESENCIAL

PÚBLICO-ALVO

MAIORES DE 16 ANOS

CERTIFICAÇÃO

DGERT

INICIO

OUTUBRO 2024

DGERT

MÓDULOS

40h

•Ableton Live e ferramentas

•Session view e arrangement view

•Clip envelopes e feitos

20h

•Fundamentos da teoria musical

•Acordes, progressões e intervalos

•Harmonias

•Melodias

•Ritmo

•Tríades maiores e menores

•Reconhecimento de compassos

•Escala maior, menor natural e blues

•Intervalos musicais

•Acordes de sétima

•Inversões

•Modos (Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio)

12h

•Compreensão da esquemática de mensagens e eventos MIDI

•Criação de sons originais de diferentes tipos, utilizando instrumentos virtuais e hardware

•Criação de bases sólidas de síntese

•Hardware e Software áudio

10h

•Samplagem de instrumentos

•Criação e organização de biblioteca pessoal de samples

•Criação de batidas para os vários estilos de música eletrónica

•Compreensão do que é um sampler

•Captação áudio com Microfones

•Samplagem de músicas pré existentes

20h

•Volume e panorama

•Equalização

•Processamento dinâmico

•Processamento Espacial

10h

•Som e Psicoacústica

•O estúdio sonoro e as suas ferramentas

•Acústica

•Áudio Digital

•Hardware e Software áudio

6h

•Os precursors: Música experimental

•House e Techno | Chicago, Detroit, New York e Berlin

•Drum & Bass, Dubstep e Hip-Hop | UK

•Electro

•EDM

20h

•Introdução ao teclado do piano

•Acordes maiores e menores

•Escala maior, menor natural e blues

•Arpejos

•Repertório para piano

20h

Beat Matching

•Scratching e efeitos

•Mistura House e Techno

•Construção de um set

12h

•Apresentação de um plano de marketing

•Redes Sociais para a indústria da música

•Comunicação para cada meio digital

•Imagem (marcas consistentes, padronização, identidade visual)

•Live Streaming

10h

•Tipos de microfones e utilização dos mesmos

•Captação ambiente

•Captação de voz

40h

•Ableton Live avançado

•Integração hardware e software

•Hardware (Sintetizadores e caixas de Ritmos)

10h

•Sintetizadores, sampler e efeitos.

•Criação de sons de raíz, para efeitos especiais para música e para imagem (video e web).

20h

•Software e Hardware para soma o Vivo

•Estruturação de um set

•Reprodução de uma mistura ao vivo

•Testes de som

•Criação e customização de interfaces

•Vjing e Projection Mapping introdução

20h

•Mistura Avançada

•Sidechain e Grupos

•M/S Processing

•Efeitos Especiais

14h

•Conceito de remistura

•Acapella

•Produção de uma remistura

10h

•Equalizadores, Compressores, limiters e processadores dinâmicos de Masterização

•Formatos, Dithering e Export

10h

•Indústria musical

•Novos modelos de indústria

•Fontes de rendimento: Royalties, televisão, radio, streaming, concertos

•Propriedade intellectual: direitos de autor

•Edição discográfica digital

•Criação de uma editora discográfica

•Promoção online

•Sample Clearance

40h

•Criação de projeto

•Acompanhamento de projeto

•Colaboração musical

FORMADORES

Filipe Galante

Filipe Galante

Filipe Galante

​ Com 15 anos de carreira, Pixel82 já percorreu todo o Portugal e atuou um pouco por toda a Europa, além de tours no Brasil e USA. Enquanto produtor, as suas músicas passaram por editoras tão distintas como a EMI, Ministry of Sound, Local Talk ou Bloop, tendo assinado já remisturas para artistas como Freddie Mercury, Kylie Minogue, além dos seus trabalhos underground. É também de ressalvar o seu trabalho de 8 anos enquanto programador do Plano B, um dos principais clubes da cena electrónica Portuguesa, onde também criou a Cubo Records, editora de música electrónica associada ao clube, que manifesta desde a sua génese uma vontade de apoiar a produção nacional.

Pedro Vieira

Pedro Vieira

Pedro Vieira

Licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Porto e em Produção e Tecnologias da Música pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo. Estudou na Academia de Música de Lamego, no Conservatório de Música do Porto e na Escola de Jazz do Porto. Atualmente para além da sua atividade como professor, participa em diversos projetos musicais como músico, produtor, engenheiro de gravação e mistura.

Mais Brevemente

Mais Brevemente

Mais Brevemente

Mais Brevemente

Mais Brevemente

Mais Brevemente

Mais Brevemente

Mais Brevemente