Se queres ser produtor musical ou simplesmente melhorar o teu conhecimento de técnicas de produção, então temos o curso certo para ti. Tal como em todos os programas da RSL Awards, o rigor académico e a relevância na indústria são cruciais e o curso de Produção Musical não é excepção. Este curso de dois anos é destinado a quem se quer envolver na música de uma forma criativa. Aqui poderás explorar a escrita e gravação de canções, a ligação entre som e imagem, a produção de música electrónica ou a criação de um beat. Percorrerás o teu próprio caminho para chegares ao teu master final. Poderás contar com a presença de produtores, engenheiros, compositores, artistas e educadores extremamente respeitados de diversas áreas para te inspirarem e te guiarem neste percurso. Durante o curso terás acesso às melhores ferramentas e conhecimentos mais atuais para que tenhas a oportunidade de desenvolver o teu estilo e transformar a tua paixão pela música numa carreira profissional.

OBJETIVOS GERAIS

•Adquirir competências na área de produção e gravação de músicas.

•Desenvolver capacidades e competências na criação de soluções capazes de responder às necessidades relacionadas com o áudio e som.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final do curso, os formandos devem ser capazes de:

•Usar adequadamente os diferentes códigos da leitura,escrita e notação musical.

•Distinguir auditivamente texturas, técnicas e qualidades sonoras de diferentes géneros, estilos e culturas musicais através de vocabulário apropriado.

•Diferenciar e aplicar os equipamentos, ferramentas,linguagem e técnicas adequadas à produção musical.

•Utilizar, misturar e manipular sons, elementos musicais,tecnologias e outros recursos para criar e produzir música para fins específicos e com estilos diferenciados.

•Descrever o funcionamento de um estúdio de gravação e as várias etapas da produção musical.

DURAÇÃO

2 ANOS

REGIME

PART-TIME

METODOLOGIA

PRESENCIAL

PÚBLICO-ALVO

MAIORES DE 16 ANOS

CERTIFICAÇÃO

RSL AWARDS/ DGERT

INICIO

OUTUBRO 2021

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MÓDULOS

40h

•Introdução ao Logic Pro X

•Abordagem à operacionalidade de sistemas tipo DAW

•MIDI

•Sequenciadores / MIDI Recorders

•Tipos de microfones e funcionamento

•Mesas de mistura analógicas de estúdio

•Equalização

•Fundamentos do som e áudio

20h

•Notação musical

•Figuras rítmicas

•Tríadas maiores e menores

•Reconhecimento de compassos

•Escala maior, menor natural e Blues

•Forma Blues

•Power chord

•Intervalos musicais

20h

•Estilos Musicais: Pop, Rock, Metal, Blues, Reggae e Soul

•Instrumentos musicais da orquestra

•Critérios da audição musical

•Técnicas de audição ativa

•Altura dos sons

•Tempo e afinação

•Mono e Stereo

20h

•Evolução da produção musical

•Produtores musicais

•Engenheiros de gravação e mistura

•Estúdios de gravação

•Breve história da música ocidental

•Discografia de referência

20h

•Introdução ao teclado do piano

•Acordes Maiores e Menores

•Escala Maior, menor natural e Blues

•Arpejos

•Repertório para piano

10h

•Acordes e progressões harmónicas

•Técnicas de desenvolvimento melódico

•Songmapping

•Estruturas Rimáticas

•Estimulos sensitivos

•Hábitos e prática de Songwriting

10h

40h

•Microfones, características e técnicas de captação

•Processamento de dinâmica de sinal

•Técnicas de gravação

•Técnicas de mistura, processamento e edição

•Áudio digital

•Sampling

•Produção de uma voz

•Fundamentos do som e áudio

20h

•Compassos Compostos

•Acordes de sétima

•Tercina de semínima e colcheia

•Straight/swung/shuffle

•Cifras

•Inversões

•Principios harmónicos

20h

•Estilos Musicais: Country, Funk, Jazz e Hip Hop

•Instrumentos musicais electrónicos

•Compressão

•Problemas frequênciais

•Escuta crítica

20h

•Ritmica, métrica e padrões

•Motricidade e coordenação

•Controladores percussivos

•Software/aplicações para criação ritmica

•Programação ritmica

•Gravação de bateria

15h

•Introdução ao sampler

•Técnicas avançadas de sampling

•Produção de música urbana

•Criação de um Beat

•Pós-produção, arranjo e edição

10h

•Técnicas e Estilos de Canto

•Funcionamento da voz

•Técnicas de gravação/produção de vozes

•Leads, Doubles, Adlibs

•Harmonias Vocais

15h

•Pré-Produção

•Arranjo Musical

•Técnicas de Composição

•"Demo"

40h

•Técnicas avançadas de captação, gravação, edição, processamento, mistura

•Técnicas criativas de produção

•Processamento de efeitos

•Automação

•Especificações técnicas

•Áudio para vídeo

•Fundamentos do som e áudio

20h

•Tríadas diminutas e aumentadas

•Escala menor Harmónica e Melódica

•Clave 3:2/2:3 Son & Rumba

•Formas musicais

•Transposição

•Análise musical

•Técnicas de composição

•Harmonia

20h

•Estilos Musicais: House, Modern R’n’B e Techno

•Processamento de efeitos

•Problemas de fase

•Escuta crítica

•Análise comparativa

20h

20h

•Introdução ao Ableton Live

•Introdução à sintese sonora

•Sintetizador analógico

•Técnicas de produção

15h

•Arranjo musical

•Referências musicais

•Gravação

•Técnicas de Produção

10h

•Técnicas avançadas de captação

•Microfones

•Técnicas avançadas de gravação

•Preparação e realização de uma sessão de gravação

15h

•Processo de mistura

•Técnicas avançadas de mistura, processamento e edição

•Escuta crítica

40h

•Técnicas avançadas de captação, gravação, edição, processamento, mistura e masterização

•Tratamento acústico

•Fundamentos do som e áudio

20h

•Modos (Jónio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolidio, Eólio e Lócrio)

•Compassos irregulares (5/4, 7/8)

•Análise musical

•Técnicas de composição

•Harmonia

20h

•Estilos Musicais: Drum & Bass, Dubstep e EDM

•Formatos de ficheiros audio

•Escuta crítica

•Análise comparativa

20h

•Projeto individual onde o aluno terá de criar um EP de estilo livre, desde a ideia inicial até ao produto final

•Organização dos vários trabalhos realizados ao longo do curso

15h

•História do Design de Som

•Paisagens Sonoras

•Foley / Sound FX / Footsteps / ADR

•STEMS

•Sound ID's

•Imersão Sonora

•Técnicas de criação e edição para produtos digitais

•Som para Imagem

15h

•O que é a masterização

•Finalização de uma gravação

•Produção de um Master

•Estúdio de masterização

•Formatos de distribuição

10h

•Funcionamento da Indústria Musical

•O mercado da música

•Ferramentas digitais

•Plataformas de música online

•Meios de promoção e venda

20h

FORMADORES
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Pedro Vieira
Pedro Vieira

Licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Porto e em Produção e Tecnologias da Música pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo. Estudou na Academia de Música de Lamego, no Conservatório de Música do Porto e na Escola de Jazz do Porto. Atualmente para além da sua atividade como professor, participa em diversos projetos musicais como músico, produtor, engenheiro de gravação e mistura.

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Pedro Ferraz
Pedro Ferraz

​ Músico, Produtor e Sonoplasta. Licenciado em Som e Imagem e Mestrado em Design de Som na Universidade Católica do Porto. Produz projetos musicais desde 2002, sendo membro integrante de vários projetos na área. Trabalhou em várias curtas e longas metragens premiadas, peças de teatro, publicidade, videojogos, estando nos últimos anos mais ligado à composição de bandas sonoras e design de som para produtos institucionais. É programador artístico do evento CIDADE+ e produtor musical na Miew Creative Studio.

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Diana Martinez
Diana Martinez

​ Formada em Línguas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto estudou ainda na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e no Complete Vocal Institute, de Catherine Sandolin, em Copenhaga. Canta e escreve na língua que a ensinou a cantar. Colaborou com artistas de renome nacional como Pedro Abrunhosa, Expensive Soul, Valete, We Trust e Souls of Fire, mas é com os The Crib que Diana procura o seu lugar na música portuguesa. Lançou em 2017 o seu primeiro disco de originais “How We Do It”.

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Gonçalo Malafaya
Gonçalo Malafaya

​ Guitarrista e singer/songwriter nascido no Porto, reside atualmente em Londres onde faz parte de um projecto chamado Mondegreen Trio e está prestes a iniciar o projecto a solo em nome próprio. Licenciado em Jazz e Música Moderna (Guitarra) na Universidade Lusíada de Lisboa, em Setembro de 2016, mudou-se para Londres no Reino Unido para ingressar no Mestrado em Songwriting no Institute of Contemporary Music Performance of London (ICMP) onde contactou com os maiores experts do mundo do Songwriting (Pat Pattison, Sophie Daniels, Jonathan Whiskerd, Ralph Murphy), e da música em geral (Guthrie Govan). Em Portugal, foi ainda guitarrista da artista Kika.

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João André
João André

​ João André tem mais de 25 anos de atividade como músico, produtor, autor e engenheiro de gravação e mistura. Trabalhou com alguns dos melhores músicos portugueses e estrangeiros como: Pedro Abrunhosa e os Bandemónio, Maceo Parker, Caetano Veloso, Zeca Baleiro, Lenine, Rui Veloso, André Indiana, Hornheads, Alexandre Frazão, Mónica Ferraz entre outros. Em 2012 inicia-se como produtor tendo até à data produzido nomes como Emmy Curl, The Weatherman, WE TRUST, Diana Martinez & the crib, The Black Mamba, Tatanka, entre outros. Ano após ano, as suas misturas e produções são ouvidas no espaço radiofónico e conta com o apoio de marcas como Focal, Softube e UAD, sendo a integração de conceitos analógicos em plataformas digitais, parte do seu processo.

Filipe Galante
Filipe Galante

​ Com 15 anos de carreira, Pixel82 já percorreu todo o Portugal e atuou um pouco por toda a Europa, além de tours no Brasil e USA. Enquanto produtor, as suas músicas passaram por editoras tão distintas como a EMI, Ministry of Sound, Local Talk ou Bloop, tendo assinado já remisturas para artistas como Freddie Mercury, Kylie Minogue, além dos seus trabalhos underground. É também de ressalvar o seu trabalho de 8 anos enquanto programador do Plano B, um dos principais clubes da cena electrónica Portuguesa, onde também criou a Cubo Records, editora de música electrónica associada ao clube, que manifesta desde a sua génese uma vontade de apoiar a produção nacional.

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Alexandre Almeida
Alexandre Almeida

​ Guitarrista, Compositor e Produtor Musical. Estudou na Escola Profissional de Música do Porto no curso de guitarra clássica. Trabalhou com Pedro Abrunhosa e os Bandemonio, Fingertips, Ezspecial, André Indiana, Mundo Secreto, Alberto Indio, Weatherman,Turbojunkie, Jorge Cruz, Manoel de Oliveira, El Comediants, Nuno Ribeiro, Delta blues riders ,entre outros...

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Diego Sousa
Diego Sousa

​ D-One inicia a sua carreira musical em 2001 e é hoje um dos mais proeminentes DJs e produtores de música urbana em Portugal, do Hip-Hop ao Dancehall e ao R&B, mantendo uma média de cerca de 100 actuações por ano, entre Dj Set’s e concertos. Na área da produção musical D-One cria instrumentais para bandas importantes como Dealema, Mundo, Deau, Capicua, Sensi, entre outros e é DJ Live de rappers proeminentes como Capicua e Deau, tendo já trabalhado como Dj de Bezegol e a Rude Bwoy Banda. D-One é um dos membros do colectivo Body Rock Crew e trabalha também como programador e produtor de eventos e festivais de Hip Hop e Drum n Bass, pela Versus.

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Brendan Hemsworth
Bredan Hemsworth

​ Músico, Percussionista e Educador. Licenciado em Produção e Tecnologias da Música pela ESMAE, mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro e estudou Percussão na Escola Profissional de Música de Espinho. Colaborou em projetos ligados à Dança (Ballet Teatro), Teatro (Seiva Trupe / Teatro Nacional D. Maria II), Cinema (Anilupa), Poesia (Sindicato da Poesia). Tocou com Raul Marques e os Amigos da Salsa, O Sexteto de Mário Barreiros, Pedro Abrunhosa e os Bandemónio, Clã, Ornatos Violeta, Stealing Orchestra, Peixe, Manel Cruz, Foge Foge Bandido, entre outros. Para a RTP tocou ainda com nomes como Sérgio Godinho, António Pinho Vargas, Vitorino, José Mário Branco, entre outros. Produziu o álbum Paluí de Helena Caspurro e o álbum experimental de João Pais Filipe.

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João Mascarenhas
João Mascarenhas

João Eduardo Mascarenhas de Faria nasceu na cidade da Guarda. Estudou no Conservatório de Música da Cidade da Guarda, frequentou a Licenciatura de Produção e Tecnologias da Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e é licenciado em educação musical pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda. Desde 2001 aprofundou conhecimentos na área da música erudita, jazz, música latino-americana, música eletrónica e tecnologias da música, tendo participado em diversos projetos como pianista e teclista (Uno Eskimo; Fado Violado; Papillon; Outorga - tributo a Miguel torga; Bilan; Ricardo Carriço; Noé Gavina Trio; Rádio clube nora e Carioca de limão). Foi diretor musical da peça “Separações” do Seiva Trupe e do “Grande Musical da Química” no ano internacional da química.