Em entrevista, Francisco Silva, alumni do Curso de Música Moderna descreve este curso de dois anos

Em entrevista, Francisco Silva, alumni do Curso de Música Moderna descreve este curso de dois anos

No início de julho de 2022 a turma de 2020 do Curso de Música Moderna Level 3 da RSL Awards da RockSchool Porto terminou uma etapa que teve a duração de 2 anos, um formação prática com foco em diferentes disciplinas tais como performance, produção musical, técnicas de ensaio, composição, teoria musical, indústria musical, entre outras. Vertentes que são essenciais para um futuro no percurso profissional de um músico.

Sendo assim, juntamos alguns alumnis desta turma e fizemos algumas questões acerca do curso e futuro. Junta-te a nós e vê o que eles acharam desta formação ao longo destes 2 anos. O próximo convidado é Francisco Silva. Fica a conhecê-lo melhor e também ao curso nesta entrevista!


O que te fez escolher este curso da RockSchool Porto?

Os professores sensacionais que nos são dispostos, bem como o amplo espectro de valências que o curso nos ia oferecer enquanto artistas criativos e de performance.

No geral qual é a tua opinião acerca deste curso da RockSchool Porto, ou como foi a tua experiência na RockSchool Porto?

Relativamente ao curso, sem a menor dúvida que este superou e muito as minhas expectativas. Desde concertos, produções, captações, masterclasses até à pressão que nos era impingida, tudo isso contribuiu para que todos nós terminássemos o curso como músicos muito melhores do que aqueles que éramos antes de o iniciar.

Tivemos a sorte de trabalhar com profissionais da elite quotidianamente, tendo eles se mostrado com uma entrega e interesse pelo nosso trabalho que nos inspirava e motivava a lutarmos para sermos cada vez melhores.

Senti que às vezes uma planificação mais polida dos conteúdos seria mais produtiva, mas como em tudo na vida, há sempre por onde melhorar, e o curso está em constante evolução. Há medida que os anos forem passando, tenho a certeza de que o curso irá ser cada vez melhor e mais apelativo!

Não há limites para a RockSchool Porto!

Que conteúdos é que achaste mais interessantes e úteis ao longo deste curso?

Foram todos tão bons que é difícil e até injusto ter que selecionar alguns em particular. Porém, eu gostaria de mencionar um separador que nos foi lecionado no primeiro ano de arranjo e composição, sobre as particularidades subentendidas na escrita de um tema, e como podemos trazer interesse para a estrutura.

Gostaria ainda de mencionar um bónus que tivemos demasiadas poucas vezes, porém, não era suposto e nós tivemos a sorte de o ter. Antes de mais, quero agradecer-vos por isso.

A disciplina em questão foi "songwriting", e deixo desde já aqui a minha opinião, de que a implementação da mesma no curso seria um plus GIGANTE.

Este curso tem-te permitido evoluir e alcançar o que pretendes?

Sem dúvida. Ainda que o processo de evolução de um músico se baseie na consistência do dia-a-dia, a verdade é que o que está para trás importa e importa muito.

O curso deu-nos um andamento incrível, e tirou-nos o medo de abraçar riscos e ensinou-nos a encarar as dificuldades nos olhos sem nunca baixar os braços ou a cabeça.

Deu-nos métodos e ferramentas para conseguirmos ser consistentes e eficientes, e estar toda a nossa vida em constante aprendizagem e evolução. Na minha vida e carreira, a RockSchool Porto foi como um pai a dar aquele empurrãozinho ao filho para ele andar pela primeira vez sozinho na bicicleta sem as rodinhas.

Sinto-me muito grato por me ter entregue ao curso e à escola em si, bem como todos os que dela faz parte!

Define a RockSchool Porto em três palavras.

Qualidade, Exigência, Desafio

Quais são as tuas inspirações ou referências?

Ainda que me tenha formado em teclados, não vos estarei a dar novidade nenhuma ao dizer-vos que a minha verdadeira praia é a voz e o songwriting.

Enquanto vocalista gosto de me inspirar no virtuosismo do aparelho vocal, no bom gosto e nas performances carismáticas e energéticas do Axl e do Freddie. Como songwriter, admiro muito o trabalho do Tim, do João Monge, da Taylor Swift, e do John Mayer

Quais são os teus objectivos futuros?

Numa perspetiva macro, o meu sonho passa por fazer a minha banda levantar voo e de a manter lá em cima, aliás, informo-vos desde já que iremos lançar um conjunto de singles ao longo do próximo ano; de puder ser o front man que sonho ser desde miúdo, e de puder ter também uma carreira sólida como songwriter.


BIOGRAFIA

Xico é um artista emergente do rock que fundou, juntamente com Marco Vieira, a banda de rock chamada SunRay, banda esta que lançou o seu primeiro single no dia 29 de outubro de 2021.

Recentemente, representou Portugal, e foi premiado com o 2 segundos lugares nos concursos internacionais "The Golden Voice", (Malta, 2022), e A-Mol, (Kosovo, 2021), e com o terceiro lugar na primeira edição internacional de "Chuva de Estrelas D'Ouro" em 2022.

Com apenas 16 anos foi vencedor do concurso nacional "Chuva de Estrelas d'Ouro", (Régua, 2016).

Ao longo da sua vida esteve sempre ligado à música e ao desporto, nunca tendo separado as duas, pois considera-se um atleta da voz.
Desde os 13 anos que é treinado pelo vocal coach Joaquim Caetano, representante do método de Canto Neira, em Portugal.

Em 2019 ingressou na RockSchool Porto, onde teve o privilégio de trabalhar e aprender teclado com os professores Sílvia, e João Mascarenhas, guitarra com Francisco Rua, songwritting com Gonzalo Tau, em diversos contextos com Alexandre Almeida, Jorge Salcedo, Pedro Vieira, Diana Martinez e até mesmo com os professores com os quais ainda não teve o privilégio de ter aulas, (André Hollanda, Marco Lopes, João André, etc).

Tendo gravado em salas coordenadas por produtores como João Bessa, João André e Francisco Reis, Xico tem vindo a exprimir e a registar a sua criatividade.

Neste momento está a investir na produção de um conjunto de singles com SunRay, enquanto se prepara paralelamente para escrever para outros artistas.


Segue o Francisco Silva nas suas redes sociais e também a RockSchool Porto para ficares a par das novidades.

Redes Sociais - Francisco Silva

Instagram — https://www.instagram.com/xicohimself/
Facebook — https://www.facebook.com/LarryClayMusic

Links Úteis

Vê o vídeo da música Champions Path ao vivo no Hard Club Porto — https://youtu.be/x0kI-gZU264

Segue-nos em

Instagram — http://www.instagram.com/rockschoolporto
Youtube — http://www.youtube.com/rockschoolporto
Facebook — http://www.facebook.com/rockschoolporto