Maria Fernandes, aluna da RockSchool Porto, lança o seu primeiro single a solo!

Maria Fernandes, aluna da RockSchool Porto, lança o seu primeiro single a solo!

“God's Choices”, é o primeiro single a solo da aluna da RockSchool Porto, Maria Fernandes. Este tema é a primeira apresentação a solo e apesar de estar a dar os primeiros passos no mundo da música, a sua voz já se fez ouvir na rádio depois da colaboração com Noble no tema "Secrets". 

Esta música teve a produção dos professores da RockSchool Porto: Diana Martínez, João André e Rebeca Miranda e também de Eurico Amorim e Pedro Pulga da SoundHill.

Este novo single vem também com um vídeo de lançamento que ficou a cargo de Gustavo Silva

Do que fala esta música de lançamento?
Eu escrevi esta música numa altura em que me deparava diariamente com muita tristeza, sofrimento, injustiças e comecei a perguntar a mim mesma o porquê de serem aquelas pessoas a sofrer e não quaisquer outras; se efetivamente existe e confiamos e rezámos a uma entidade divina e superior a nós, e ela nos guia, porque escolhe que algumas crianças nasçam com doenças que lhes vão impossibilitar a vida? porque é que há pessoas a morrer à fome e outras com direito a todas as necessidades básicas e mais; porque é que há doenças tão mortíferas que só calham a alguns, o porquê de ter calhado aquela pessoa em específico? o que é que os restantes fizeram de diferente ou de melhor?
É precisamente disto que fala a música, de questões sem resposta que doem.

Explica-nos a escolha do título para este tema.
O título que escolhi pareceu-me o mais adequado e foi o mais intuitivo quando escrevi a música, porque é mesmo disso que ela fala, das escolhas da entidade superior a que interpelo e as quais questiono na música.

Conta-nos um pouco como correu o processo para a construção desta música.
Lembro-me perfeitamente que comecei a escrever esta canção num final de tarde após ter tido uma aula de neurologia no hospital, na qual vi pessoas em muito mau estado. Estava a atravessar uma fase difícil na minha vida precisamente por não me conseguir distanciar do sofrimento dos outros, e nesse mesmo dia comecei a levantar questões iguais ou do género às que saliento na música. Sentei-me ao piano, comecei a tocar uma progressão de acordes muito simples e imediatamente a melodia e letra começaram a surgir simultaneamente, e fui escrevendo tudo no papel. Até ter a música completa levou-me esse final de tarde, e no dia a seguir finalizei o que ainda faltava ou sentia que faltava. Num dia decidi mostrar a canção à minha professora de canto, a Diana, que para minha felicidade reagiu muito bem à música e levantou a questão de eu algum dia a querer gravar e produzir a sério. Imediatamente disse que sim e a partir daí foi um novo processo de desenvolvimento da canção. Horas em estúdio, em que mudamos/acrescentamos algumas coisas à letra; todo o processo de produção da música, acrescentando os instrumentos, beats, coro… foi muito bom mesmo e sinto plenamente que o trabalho foi recompensado com o resultado final que irei apresentar muito muito em breve.

Quais ou quem foram os artistas que te inspiram? Que referências musicais tens?
A minha forma de escrever e de interpretar tem muitas influências da Birdy, ouço desde pequenina os trabalhos dela e sinto que isso influenciou muito a minha interpretação e escrita de canções sempre mais românticas/melancólicas e com uma interpretação muito crua e pura. Além da Birdy, aprecio muito a Adele, Dua Lipa, Ed Sheeran, Harry Styles, Billie Eilish, Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco, Taylor Swift, entre outros, tudo na área do Pop.

Sendo aluna da RockSchool Porto, porque optaste estudar aqui?
Quando comecei a estudar na universidade no Porto, como sempre pretendi acompanhar os meus estudos da música procurei escolas perto da minha universidade (ICBAS). De todas as opções, e da informação que me foi dada em cada escola senti que a RockSchool era a que me iria fazer crescer mais como artista e se adequava mais ao meu estilo musical. 

Achas que a RockSchool Porto te fez evoluir enquanto música?
Muito! Sempre foi muito estimulante para a minha capacidade artística estar rodeada de pessoas com conhecimentos superiores ao meu nessa área e que partilham a mesma paixão do que eu. A nível de capacidade vocal sinto obviamente que evoluí, e não só, capacidade de performance, escrita musical, harmonização...

Fala-nos um pouco da tua experiência na RockSchool Porto.
Sinto que a RockSchool além de aprendizagens importantes na área da música me deu a conhecer pessoas talentosas e que estão a ser muito importantes no meu percurso musical. Os professores estimulam os alunos a ir mais além, a mostrar o trabalho que fazem em casa e que de outra forma estaria escondido. Além de que ter a oportunidade de fazer performances musicais com outros alunos é extremamente importante não só para o à vontade em palco mas mesmo para a interação entre músicos.

Define a RockSchool Porto em três palavras.
Inovação, crescimento, amizade

Com quem gostavas de colaborar (intérpretes, compositores, produtores, entre outros)?
Obviamente quero fazer mais trabalhos com as pessoas da SoundHill que me ajudaram a construir a “God’s Choices” pois adorei a dinâmica que houve bem como o resultado final. Adorava adorava colaborar com a Carolina Deslandes em alguma canção, pois amo a forma de escrever e interpretar dela e de igual forma com o incrível Ed Sheeran.

Quais são os teus objetivos futuros?
Continuar a fazer música e poder partilhá-la com as pessoas!

O que é que nos podes adiantar sobre futuros projetos?
Mais músicas originais a caminho!


Segue a Maria Fernandes nas suas redes sociais e também a RockSchool Porto para ficares a par das novidades. 

Redes Sociais - Maria Fernandes

Tik Tok
Instagram 
Youtube 
Facebook 
Spotify

Links

Ouve "God's Choices" aqui 

Vê o vídeo de "God's Choices aqui

Segue-nos em

Instagram
Youtube 
Facebook